Em novembro, Francisco Pires, presidente da Novelis, inaugura expansão da fábrica de Pindamonhangaba (SP). Fruto de investimento de R$ 740 milhões, ajudará a empresa a atender um mercado que só cresce.

O MERCADO
“O setor fechou compromisso com o Ministério do Meio Ambiente para manter o índice de reciclagem de latas de alumínio em mais de 95%. Hoje é de 97%. A Novelis tem 64% do mercado e recicla mais de 21 bilhões de latas na fábrica de Pindamonhangaba”

RECICLABILIDADE
“O alumínio é um infinitamente reciclável, com alto valor agregado e boa produtividade: da venda de bobinas de alumínio até a volta da lata usada são 60 dias”

ESTRUTURA
“Diferentemente de outros materiais como o papel e o vidro, a cadeia do alumínio é muito bem estruturada e bem remunerada”

POLÍTICA PÚBLICA
“A política Nacional de Resíduos Sólidos determinou que as indústrias de embalagens são as responsáveis pela logística reversa. O setor, então, criou uma entidade gestora, a Reciclalatas, que passa a trabalhar com o setor para garantir que os 95% acordados com o MMA sejam cumpridos. Com 97% de reciclagem, o mercado passa a importar latas usadas para aumentar a capacidade de produção. Já a Novelis investirá outros R$ 2,5 bilhões em nova expansão”

(Nota publicada na edição 1245 da Revista Dinheiro)