A foodtech Liv Up fechou 2020 faturando R$ 100 milhões com venda de comida saudável congelada ao consumidor. Victor Santos, presidente da companhia, falou à coluna sobre o modelo de negócio baseado em boas práticas ESG que estreitam a relação do pequeno produtor com a família brasileira.

CONTATO COM O PRODUTOR
“A grande barreira inicial para o negócio foi vencer o modelo antigo de distribuição de frutas, legumes e verduras (FLV). Construído com a presença de diversos intermediários, a estrutura punia o produtor, que muitas vezes era mal remunerado”.

NOVO MODELO
“Estabelecemos contratos de longo prazo com áreas de plantio dedicadas. No início desconfiaram, mas nos mostramos consistente. Hoje temos 40 produtores parceiros, de quem a empresa compra mais de 100 toneladas de orgânicos todos os meses, gerando renda média mensal de R$ 5 mil por família”.

NOVAS FRONTEIRAS
“Além, de comprar os orgânicos oferecemos um programa de microcrédito para compra de sementes, investimentos para estufa, auxílio para manutenção de equipamentos”.

NA PONTA FINAL
“A mudança no modelo de consumo é real. Na busca por alimentação mais saudável e saborosa, cresce também a consciência sobre a sazonalidade dos produtos. A nossa missão é absorver a complexidade de se respeitar a natureza levando praticidade ao consumidor”.

(Nota publicada na edição 1242 da Revista Dinheiro)