O empreendedor Tomás Abrahão, fundador e CEO da Raízs, startup de orgânicos por assinatura, falou à coluna sobre dois problemas críticos quando a pauta é alimento: o desperdício e o impacto do frio para o pequeno produtor brasileiro.

DESPERDÍCIO
“O modelo de consumo de alimentos está errado no Brasil. O produtor planta sem saber se vai vender, os vendedores compram sem planejamento e deixam o produto exposto e o consumidor quer tudo a toda hora sem entender a sazonalidade da lavoura. Resultado: o Brasil desperdiça um terço do alimento produzido, o mundo outros 30%, enquanto isso, 800 milhões de pessoas estão na zona de fome”

SOLUÇÕES
“É preciso mudar a maneira de consumir. Quem quiser comer tomate a toda hora, tem que entender que está optando por mais desperdício. Escolher onde comprar, de quem comprar e o que comprar é parte da solução”

O FRIO NA LAVOURA
“Tem muito produtor sofrendo bastante com a onda de frio. A geada queimou plantações inteiras e arruinou trabalhos de meses de muitas famílias”

SOLUÇÕES
“Com alguns produtores da Raízs, colhemos produtos um pouco antes do tempo, como alface, que foi vendida em um tamanho menor do que o usual. Também antecipamos pagamento de produções futuras, contribuímos com banco de sementes e estamos oferecendo crédito com taxas de 0,5% ao mês. Esse serviço não gera receita financeira para a empresa. Só temos acesso a esse capital e repassamos ao agricultor”

(Nota publicada na edição 1236 da Revista Dinheiro)