Marcos Penidosecretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, falou com exclusividade à coluna sobre os planos ambientais do governo municipal junto a parcerios como outros estados e o governo dos Estado Unidos.

O PAPEL DOS ESTADOS
“Todos os estados brasileiros, e São Paulo em particular, têm papel muito significativo ao liderar, ao lado dos Estados Unidos, das nações desenvolvidas e parceiros latino-americanos, o rumo da ambição climática global por uma descarbonização da economia até 2050, preservando nossas riquezas e a biodiversidade. Queremos, assim, um desenvolvimento socialmente justo e equitativo para a população do estado, do País e do planeta”

META DE SP
“Em julho, o governador João Doria assinou um decreto, por meio do qual São Paulo aderiu às campanhas Race to Zero e Race to Resilience da Convenção Quadro do Clima da ONU, com o compromisso de apresentar, até 2022, um Plano de Ação Climática Net Zero- 2050 e também um Plano de Adaptação Climática do Estado. Inclusive, em novembro deste ano, esse compromisso será levado à COP-26”

CAMINHOS
“O diálogo com outros estados permite uma riqueza muito grande de abordagens dos temas ambientais, que fica reduzida quando há apenas um interlocutor. Também estamos muito empenhados em buscar e orientar investimentos para restaurar nossas florestas, promovendo o uso sustentável da vegetação nativa da Mata Atlântica, bioma que ainda segue ameaçado”