O último boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado na quinta-feira (17), revela que a partir da semana entre 30 de maio e 12 de junho a mediana de internações em UTI e óbitos converteu para a idade abaixo dos 60 anos. “A partir de agora todos os indicadores demonstram o rejuvenescimento”, diz o documento.

Por outro lado, foi observado um novo aumento da taxa de letalidade, dada pela proporção de casos que resultaram em óbitos por Covid-19, em torno de 3%. As maiores taxas de letalidade foram observadas no Rio de Janeiro (5,1%), Maranhão (3,7%) e São Paulo (3,7%).

+ Butantan entrega mais 2,2 milhões de doses de vacina contra a covid-19
+ Epidemia de covid-19 dispara em Moscou

Há 18 estados e o Distrito Federal com taxas de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 com pelo menos 80%, sendo que oito destes com taxas de ocupação iguais ou superiores a 90%.

Para as capitais, há 16 com taxas de ocupação de pelo menos 80%, sendo que destas, nove com taxas iguais ou superiores a 90%.

Risco de agravamento

No boletim, pesquisadores alertam que, com a entrada do inverno, há possibilidade de agravamento da pandemia no país nas próximas semanas.