Giro

Pandemia impulsiona streaming de games, e Twitch bate recorde de audiência

Crédito: Pexels

League of Legends figura entre os mais vistos da Twitch TV há nove anos (Crédito: Pexels)

O mercado de streaming de games segue em alta e crescendo a cada ano. Segundo relatório feito pelos sites especializados Rainmaker e Stream Elements, a Twitch, plataforma líder do mercado, atingiu no primeiro semestre deste ano o recorde de 12,2 bilhões de horas de jogos assistido. O número representa um aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período de 2020.

Tanto Twitch como o Facebook Gaming cresceram, em média, 117% ao ano, desde o início da pandemia causada pela Covid-19. O Facebook Gaming passou de 439 milhões de horas de exibição de jogos, o que indica um aumento mensal de 13%.



+ Jogo Super Mario Bros é vendido por R$ 10,4 milhões e bate recorde

+ Jogos: Brasil fatura 3 ouros no 16º dia e fará 2 finais na madrugada

Os líderes de audiência do Twitch que ajudaram a aumentar a popularidade da plataforma são o League of Legends (LoL) e Grand Theft Auto V (GTA). O GTA ganhou uma versão extraoficial, o GTA RP (“role playing”), que sozinho, foi responsável por 1 bilhão de horas de transmissão assistidas. Como é um jogo que permite fazer qualquer coisa, é um atrativo para os streamers contarem boas histórias.

+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!


Já o LoL está no topo de audiência desde 2012 e nunca deixou o Top 10 da Twitch desde então. O Lol superou o GTA 5 como mais visto no Twitch neste primeiro semestre, com 144 milhões de horas.

A série “O Gambito da Rainha”, da Netflix, também causou impacto na plataforma: foram mais de 20 milhões de horas assistidas em fevereiro deste ano na Twitch. No mesmo mês do ano passado, o número não passou de cinco milhões.