Giro

Pandemia fez aumentar o tempo das pessoas diante do celular

Crédito: Reprodução/Unsplash

No segundo semestre de 2020, a média era de 110 aplicativos instaladas no smartphone. No mesmo período de 2018, o número estava na faixa dos 87 apps. (Crédito: Reprodução/Unsplash)

É verdade que a pandemia de Covid-19 tornou os nossos hábitos ainda mais digitais e, para muitos, passar horas pulando, por exemplo, entre o Facebook, Instagram, TikTok e YouTube passou a ser uma forma de afastar o aborrecimento em casa.

Um novo relatório da App Annie revela que a tendência é crescente e que são cada vez mais os usuários que recorrem todos os dias a aplicativos com funcionalidades semelhantes.

+ WhatsApp vai trazer nova função para destronar o TikTok

Os especialistas explicam que a pandemia aumentou o número de aplicativos instalados e utilizados ativamente. No segundo semestre de 2020, o consumidor médio tinha 110 aplicativos instaladas no seu smartphone. No mesmo período de 2018, o número estava na faixa dos 87 apps.



Os usuários também estão passando mais tempo nos aplicativos, tendo atingindo a marca das 3,7 horas diárias. O valor representa um aumento de 42% face à segunda metade de 2018. A tendência que se manteve ao longo do ano passado teve o seu início após a tomada de medidas de confinamento mais “apertadas”.

O número de aplicativos instalados e utilizados cresceu em todas as categorias analisadas. Em destaque está a do entretenimento, que registou um crescimento de 24% no que toca a instalações. Já na das comunicações verifica-se um aumento de 17% quanto ao nível de utilização.

Comparando os dados relativos à segunda metade de 2019 e de 2020 é possível constatar que o número de horas passadas aumentou significativamente nas categorias do entretenimento (mais 38%), redes sociais (mais 22%) e comunicações (mais 16%).

Os especialistas notam que os consumidores usam múltiplos aplicativos com funcionalidades semelhantes para dar resposta às suas necessidades. Por exemplo, nos Estados Unidos, 9 em cada 10 usuários de aplicativo Android da “família” Facebook também recorrem frequentemente ao YouTube, considerando que 7 o visitam todos os dias.

Regista-se a mesma tendência em relação ao Instagram e YouTube. Neste universo, mais de 30% dos consumidores norte-americanos também usam frequentemente aplicativos como o Twitter, Snapchat e Netflix. O relatório indica que 28% do grupo de inquiridos em questão usam o TikTok.

A propósito da popular aplicação da ByteDance, os especialistas detalham que 99% dos utilizadores questionados também frequentam o YouTube. Os dados indicam que 76% dos usuários do TikTok costumam aceder ao Facebook e que mais de metade usam o Instagram e o Snapchat.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km