A B2W, que controla Submarino e Americanas, voltou ao lucro no último trimestre de 2020, com ganhos de R$ 15,6 milhões, após registrar prejuízos em igual período de 2019, quando perdeu R$ 22,3 milhões. O resultado veio um pouco abaixo do esperado, mas mesmo assim com lucro, puxado pela forte alta das vendas e pela melhora na eficiência operacional. O Valor Bruto de Vendas (GMV) apresentou mais um trimestre de crescimento forte de 38,2% na comparação anual, alcançando R$ 9,18 bilhões. No ano, o crescimento do GMV foi de 47,6%, chegando a R$ 27,7 bilhões. A receita líquida tanto no quarto trimestre como no ano cresceu mais que o GMV, com expansão de 50% e 52% respectivamente, chegando a R$ 3,33 bilhões no quarto trimestre de 2020 e R$ 10,12 bilhões no ano. Na linha de Ebitda recorrente (métrica para geração de caixa operacional) a empresa também apresentou crescimento de mais de 50% tanto no trimestre quanto no ano, além da ligeira melhora de margem em 0,1 ponto percentual no último trimestre (11,6% de margem) e 0,4 ponto porcentual no ano (9,4% de margem).

CAPITAL DE RISCO
Thiago Nigro na Bossa Nova

Claudio Gatti

O influenciador Thiago Nigro, um dos mais importantes da área financeira e criador do Primo Rico associou-se à Bossa Nova, investidora em startups criada em 2015 pelos investidores-anjos João Kepler e Pierre Schurmann. Sua chegada permitirá à Bossa Nova acelerar a democratização de investimentos no estágio inicial. Em seu portfólio constam mais de 550 startups, como Kino, RankMyApp e Smarthint. Entre as desinvestidas estão startups como dLieve, Melhor Envio e Pedala.

EDUCAÇÃO
Arco compra Dom Bosco

O processo de consolidação no setor de educação continua a todo vapor. No sábado (6) a Arco Educação anunciou a aquisição dos sistemas de ensino COC e Dom Bosco por R$ 920 milhões O vendedor foi o grupo Pearson, líder mundial no setor, que vai se concentrar no ensino de idiomas com as bandeiras Skill, Wizard e Yázigi. A Arco visa complementar o seu portfólio e ampliar a base de alunos para 1,9 milhão no total. A compra será em dinheiro e o valor da aquisição representa cerca de 14,4 vezes o múltiplo EV/Ebitda de 2020.

ALIMENTOS
Resultado da Marfrig

A demanda mais aquecida por carne e a ampla oferta de gado nos Estados Unidos ajudaram a impulsionar o resultado da Marfrig, no quarto trimestre de 2020. O lucro líquido alcançou R$ 1,17 bilhão, crescimento de 4.252% em relação ao quarto trimestre de 2019 e melhora de 74% em relação ao trimestre anterior, resultado de um melhor controle do endividamento e despesas operacionais. No ano, o lucro chegou
a R$ 3,3 bilhões.

DESTAQUE NO PREGÃO
Crescimento animal da Petz 

Istock

A Petz apresentou resultados acima das expectativas de mercado no quarto trimestre de 2020. O destaque ficou para as vendas na categoria Mesmas Lojas, que cresceram 36,8% no trimestre em relação ao mesmo período de 2019.

No acumulado anual, a alta foi de 26,5%, bem acima de 2019, quando subiu 7,7%. A receita bruta subiu 58,9% na comparação ano contra ano, alcançando R$ 524,9 milhões no quarto trimestre de 2020 – sendo o segmento digital responsável por 26% deste resultado.

O índice omnichannel ainda registrou 83,8% no trimestre, um aumento de 5,6 pontos porcentuais na comparação com igual período de 2019. O lucro líquido foi de R$ 27,4 milhões no último trimestre de 2020, o que representa avanço de 65,1% ante 2019. No acumulado no ano, essa alta foi de 98,3%, totalizando R$ 74,2 milhões em 2020.

VAREJO
E-commerce garante lucro do Magalu

O Magazine Luiza apresentou um forte resultado do último trimestre de 2020. O volume bruto de vendas cresceu 66% para R$ 14,9 bilhões. A receita líquida cresceu 58%, para R$ 10 bilhões. O lucro líquido cresceu 30,6%, para R$ 219,5 milhões.

O crescimento das vendas on-line foi três vezes superior à média do mercado, o que significa ganhos de participação. A geração operacional de caixa no trimestre chegou a R$ 2,1 bilhões. No acumulado do ano, no entanto, os ganhos encolheram 57,5%, para R$ 391,7 milhões, como reflexo da pandemia, que obrigou a rede a fechar 820 lojas desde março. Segundo o presidente da companhia, Frederico Trajano, o ano foi dificílimo e ainda há dúvidas sobre os próximos meses, com atraso na vacinação e aumento do contágio.