Economia

Pandemia deixa 8,5 milhões de mulheres fora do mercado de trabalho

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

No primeiro trimestre de 2020, antes dos efeitos da pandemia, das 12,2 milhões de pessoas que estavam fora do mercado de trabalho, 7 milhões eram mulheres (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

A pandemia deixou mais da metade das mulheres fora do mercado de trabalho. A PNAD Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, calculada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revela que 8,5 milhões de mulheres ficaram fora do mercado de trabalho no terceiro trimestre de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019.

O movimento de inatividade – quando a pessoa não trabalha nem procura uma ocupação – levou mais da metade da população feminina a ficar fora do mercado de trabalho.

+ Número de trabalhadores em home office diminui em novembro de 2020

O levantamento, de acordo com a Folha de S.Pualo, mostra queda de 14% em relação a 2019 na taxa de participação na força de trabalho, que ficou em 45,8%.

No primeiro trimestre de 2020, antes dos efeitos da pandemia de covid-19, das 12,2 milhões de pessoas que estavam fora do mercado de trabalho, 7 milhões eram de mulheres.

A recuperação de postos de trabalho por elas deve ser lenta. O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostra que no ano passado foram criadas 230,2 mil vagas formais para eles  e fechados 87,6 mil postos de trabalho para elas.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago