Se existisse um vestibular para celebridades, Fernando Henrique Cardoso teria sido aprovado com distinção. Mal deixou o Palácio do Planalto, em 1º de janeiro, o ex-presidente brasileiro foi incluído numa das listas mais concorridas do mundo: a das estrelas agenciadas pelo prestigioso Harry Walker Agents (HWA), de Nova York. O escritório de 57 anos ? cujo lema é ?Nossos clientes é que falam por nós? ? funciona como um intermediador de palestras. Faz a ponte entre personalidades e empresas interessadas em ouvir suas experiências. No caso da HWA, o maior patrimônio são 70 nomes que aparecem em seu portfólio, divididos em categorias como Presidentes Americanos, Artistas e Auto-ajuda. Alguns nomes? O ex-presidente Bill Clinton, o ex-secretário de Estado Henry Kissinger, o astronauta John Glenn, a ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Buttho e até o corredor Carl Lewis.

Ao que tudo indica, Fernando Henrique chegou à agência
pelas mãos de Bill Clinton, seu colega americano e um dos
clientes mais requisitados da Harry Walker. Clinton descobriu um negócio e tanto depois que deixou a Casa Branca. Em 2001, faturou US$ 9,2 milhões (declarados) fazendo o que mais sabe. Falando. Foram 60 discursos, um por semana, em universidades, hospitais, entidades e corporações em localidades da Itália a Hong Kong, passando pelo Brasil. Seus preços variavam de US$ 100 mil (nos EUA) a US$ 300 mil (em viagens).

Fernando Henrique está catalogado entre os ?Mais Prestigiosos Palestrantes?. E ocupa uma posição acima de Bill Clinton ? mera ordem alfabética. Mas as semelhanças com o colega americano não param por aí. Um dos mais conceituados agentes da companhia, Peter Jacobs, que já cuida da carreira de Bill Clinton, ficou também responsável pela de FHC. No pequeno parágrafo de apresentação, ele é citado como o ?político que causou uma reviravolta na problemática economia brasileira?. É indicado como sociólogo, professor das mais conceituadas universidades, autor de dezenas de livros e capaz de discursar sobre temas como ?Governança no Século 21?, ?Globalização e Políticas Públicas? e ?Consolidação Democrática da América Latina?. Com um diferencial: ?fala inglês, francês, português e espanhol?.

A HWA foi a primeira a se especializar em palestras. A idéia inicial era levar políticos ao encontro do mercado. E aí veio a idéía: por que não apresentá-los em eventos? O que foi criado há meio século virou uma indústria que movimenta bilhões de dólares.