Diversos países anunciaram um boicote à vodca russa por conta da invasão do país à Ucrânia. Austrália, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Lituânia, Nova Zelândia e Polônia estão trocando as bebidas por marcas ucranianas.

No Canadá, a província de Ontário, a mais populosa do país, orientou o Conselho de Controle de Bebidas Alcoólicas local a retirar os produtos russos das prateleiras. Além dela, as províncias de Manitoba e Newfoundland também tomaram medidas idênticas. 

+Ucrânia pede a EUA e UE que congelem todos ativos bancários russos

Dados da Statistics Canada apontam que o país importou 3,78 milhões de dólares canadenses de bebidas russas em 2021. A vodca é a segunda bebida mais popular do país, somente atrás do whisky. 

Nos Estados Unidos, os estados de Utah, New Hampshire, Ohio e Pensilvânia já baniram a entrada das bebidas vindas do país de Vladimir Putin. “Faremos nossa parte para repelir os invasores russos e ficar com nossas irmãs e irmãos na Ucrânia”, disse o governador de Utah, Spencer Cox.

Segundo a France Press, alguns bares nos Estados Unidos estão trocando o nome do famoso drink Moscow Mule por Kiev Mule, em solidariedade aos ucranianos.