A última quinzena de outubro e os primeiros dias de novembro estão sendo de alta no número de casos de Covid-19 em diversos estados do país, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

No estado de São Paulo, nas últimas semanas de outubro, o número de internações no SUS por conta da doença aumentou 86,5%. Outro dado importante é que na cidade de São Paulo, de acordo com o Painel Covid-19 da prefeitura, o número de novos casos em outubro foi de 9.097 contra 4.086 em setembro.

+Fiocruz confirma subvariante Ômicron BQ.1 na cidade do Rio de Janeiro

Já o levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) mostrou um aumento dos testes positivos realizados pelas farmácias do país, de 3% para 17%, ao longo do mês de outubro. 

 “É importante observar que o aumento de casos não levará necessariamente a um crescimento de hospitalizações, uma vez que boa parte da população está vacinada. Não é esperado que tenhamos o impacto das ondas anteriores. Mas recomendamos o uso de máscaras em locais com aglomeração”, afirma o pesquisador científico Marcelo Bragatte, do ITpS, em nota.  

O instituto afirmou que na semana epidemiológica entre 22 a 29 de outubro, três estados apresentaram alta expressiva de casos. Em Mato Grosso, o percentual de testes positivos  passou de 3% para 18%; em São Paulo, de 10% para 19%; e no Rio de Janeiro, de 15% para 26%. 

Os testes RT-PCR Thermo Fisher, utilizados pelos laboratórios parceiros do ITpS, apontaram as variantes Ômicron BA.4 e BA.5 em 93,5% das amostras positivas no período, quando no início de outubro o percentual era de 97,9%. Casos prováveis de outras variantes, incluindo a Ômicron BA.2, representaram 6,5%. A Fiocruz já identificou casos da subvariante da ômicron BQ.1 no Rio de Janeiro.