Giro

País enfrenta frente fria com geada e neve esta semana; veja previsão nos estados

Crédito: Anrita1705/Pixabay

Semana começa com geada no Sul e frente fria avançando pelo país (Crédito: Anrita1705/Pixabay)



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que a formação e deslocamento de uma frente fria desde domingo (15) deve provocar mudanças climáticas significativas em vários Estados do país, inclusive com geada e neve, em função da atuação de uma intensa frente fria.

Segundo o instituto, a partir dessa segunda (16), o “rápido deslocamento da frente fria favorecerá o avanço de uma intensa massa de ar fria pelo país”.

Clima favorece safras de grãos da Ucrânia em maio, diz consultoria

As alterações climáticas vão potenciar crises virais em todo o mundo

De forma geral, a semana que começa nesta segunda (16) deve ter temperaturas abaixo da média em grande parte do Brasil, com a atuação de uma intensa massa de ar frio. Segundo o instituto, as temperaturas ficarão baixas, entre 14 e 18°C, no sul da região Amazônica, configurando o segundo episódio de friagem nesse mês de maio de 2022.

Além disso, as temperaturas mínimas ficarão abaixo de 10°C em toda a Região Sul, além do Mato Grosso do Sul, São Paulo, centro e sul do Mato Grosso e Goiás, Distrito Federal, no centro e sul de Minas Gerais e na região serrana do Rio de Janeiro.



A previsão é de que ocorra a formação de geada, com intensidade variando entre fraca a forte, durante toda a semana e em vários Estados: Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Na terça-feira (17), a previsão é de formação de geada no norte de Santa Catarina, em grande parte do Estado do Paraná e no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, com possível maior intensidade no centro e sul do Paraná.

Durante a terça, um ciclone extratropical avança próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e deve intensificar os ventos no sul e leste do estado, as rajadas podem ultrapassar os 100 km/h no extremo sul do Rio Grande do Sul.


A massa de ar frio continuará atuando em boa parte do Brasil até o fim da semana, configurando o que o Inmet considera a primeira onda de frio do ano.

Há a possibilidade de que caia neve durante a madrugada de terça-feira nas Serras Gaúcha e Catarinense e no Planalto norte de Santa Catarina, assim como entre a noite de terça e a manhã de quarta-feira (18) sobre os Planaltos Sul e Norte de Santa Catarina e também na Serra Gaúcha.

Já os ventos começam a se intensificar no litoral sul e leste do Rio Grande do Sul e litoral de Santa Catarina.