Geral

Painel solar é item para casa mais desejado no Brasil, diz pesquisa; veja ranking

Crédito: Vivint Solar/Pexels

Mais de 70% dos entrevistados querem um painel solar para a sua residência (Crédito: Vivint Solar/Pexels)



Um levantamento do site Quinto Andar em parceria com o Datafolha levantou os artigos mais mais desejados pelos brasileiros em suas casas. 

O painel solar próprio está no topo da lista de desejos. 73% dos moradores de casa e 74% dos de apartamentos querem um para economizar na conta de luz e gerar a sua própria energia.

+Covid-19: Estado do Rio deve flexibilizar uso de máscaras

“Nossos dados reforçam que a preocupação do brasileiro com segurança e economia é estendida para o lugar onde vivem. A tendência é que tecnologia e sustentabilidade sejam recursos cada vez mais explorados para garantir proteção e retorno financeiro”, afirma Thiago Reis, gerente de Dados do QuintoAndar




Mantendo a preocupação ambiental no topo, 60% dos moradores de casa querem ter um reservatório para armazenar a água da chuva. Outra preocupação é com a segurança: 59% desejam uma câmera e 53% querem um alarme. Pensando na questão do lazer, 54% sonham com a piscina própria e 45% gostariam de uma churrasqueira.

Entre os moradores de apartamento, o topo de lista de desejos é um pouco diferente. Na segunda colocação estão os itens de academia, com 58%. Uma composteira doméstica é desejada por 52%. Uma preocupação que aparece entre os habitantes de apartamentos é a falta de espaço para animais domésticos: 78% apontam que não tem espaço e 52% gostariam de ter. 

Grande maioria mora em casa

Outro dado que chama a atenção é a porcentagem de pessoas que moram em apartamentos nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, respectivamente 21%, 23 e 27%, enquanto a grande maioria mora em casas.   


Para 95% dos entrevistados a casa ou o apartamento é o lugar favorito e 76% disseram que é o lugar onde mais passam o tempo. 

Apesar de 25% dos entrevistados apontarem que estão trabalhando mais em casa por conta da pandemia, somente 4% das casas e apartamentos pesquisados possuem um escritório. 

Entre as atividades preferidas para se fazer na residência, 81% disseram que gostam de cozinhar, 76% gostam de receber amigos e 69% gostam de ter e cuidar de plantas. Foram feitas 3.186 entrevistas.