A Internet tem sido palco das mais diversas causas. Há desde sites contra a participação do ator Leonardo Di Caprio nas filmagens do segundo episódio de Guerra nas Estrelas até páginas que repudiam a utilização da bile de ursos para a produção de cosméticos na China. Dessa vez, um fato novo e mais próximo mobilizou internautas de todo o País. Munidos de seus mouses, eles entulharam o sistema de mensagens do Prodasen, instituição que deveria zelar pelo sigilo na votação que decidiu o destino do ex-senador Luiz Estevão. Nas últimas duas semanas, milhares de abaixo-assinados eletrônicos pediram a cassação dos senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL) e de José Roberto Arruda, envolvidos na violação do painel daquela casa. Os principais destinatários foram o senador Eduardo Suplicy (PT) e o relator do Conselho de Ética, Saturnino Braga (PSB), Os dois têm mais de 14 mil mensagens não lidas nas suas caixas de entrada. ?Depois da acareação na tevê, o número de e-mails cresceu muito?, diz Suplicy, que foi pego de surpresa e precisou deslocar três assessoras para ler os arquivos. ?Estão chegando 10 mensagens por minuto.?

Na mais comum delas, o texto pedia que o internauta escrevesse seu nome numa lista. O centésimo integrante ficava incumbido de encaminhá-la ao senador petista. A reação veio com o site ApoioACM.com.br, feito por Bernardo Araújo, funcionário da Bahia Discos ? uma empresa da Rede Bahia, afiliada da TV Globo, que é controlada pela família de ACM. No dia seguinte, um morador do Rio de Janeiro, criou o ForaACM.com.br, que permite o envio de mensagens favoráveis à cassação para todos os senadores. Mais de 11 mil pessoas já assinaram o manifesto no site.

A validade dessas atitudes, contudo, pode ir por água abaixo com facilidade. É que qualquer e-mail pode ser modificado sem grandes obstáculos. ?Se alguém questionar, a validade do documento cai por terra? diz o advogado Renato Opice Blum. Mas o esforço não foi em vão. As mensagens são um ótimo termômetro para saber de que lado está a opinião pública. Enquanto Suplicy recebeu mais de 8 mil mensagens ? todas favoráveis à cassação ?, o gabinete de ACM arquivou somente 2,6 mil manifestações de apoio. Neste painel, que não é do Prodasen, a oposição já levou a melhor.