Acompanhando o ritmo de alta nas bolsas pelo mundo, que operam em alta nesta sexta-feira (20), os índices futuros nas bolsas norte-americanas registram bons números, com o futuro do Dow Jones em alta de 3,6% e o Nasdaq próximo dos 5%.

O S&P avançava 2,12% na manhã desta sexta.

+ Goldman Sachs corta projeção para o PIB da China
+ A volta do fantasma recessivo

Com a série de anúncios feitos nos últimos dias pelos governos para segurarem o avanço do coronavírus no mundo, o mercado financeiro começa a dar sinais de respiro.

Hoje, o BC chinês (PBoC) decidiu manter inalteradas suas taxas de juros de referência para empréstimos, uma vez que o pior da crise de coronavírus na China aparentemente já passou. A taxa de um ano permaneceu em 4,05% e a de cinco anos, em 4,75%.

As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada, com o índice Kospi (Seul) avançando 7,44%, interrompendo uma série de pregões negativos.

Principal índice acionário chinês, o Xangai Composto subiu 1,61% hoje, a 2.745,62 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 1,28%, a 1.704,46 pontos.

O Hang Seng teve valorização de 5,05% em Hong Kong, a 22.805,07 pontos, enquanto a bolsa japonesa permaneceu fechada devido a um feriado local.

Na Europa, Alemanha e França carregam subidas, com 5% e 6%, respectivamente, enquanto a Inglaterra tinha alta superior a 2%.