Uma pequena parcela dos pacientes de covid-19 pode desenvolver sintomas psicóticos graves. Apesar de os casos serem raros, diversos países têm relatado mais essa sequela da doença.

De acordo com o The New York Times, um pequeno grupo de pacientes que tiveram covid-19 e nunca apresentaram problemas de saúde mental detectaram sintomas psicóticos graves semanas após contrair o vírus.

+ Cerca de 30.000 voluntários vão testar vacina anticovid da Novavax em EUA e México
+ OMS alerta para risco de pandemias ‘piores’ do que a atual

O psiquiatra Hisam Goueli, do hospital psiquiátrico em Long Island, relata o caso de uma fisioterapeuta de 42 anos e mãe de quatro filhos que o procurou. Ele conta que ela é uma mulher bem realizada, mas que passou a ver os filhos sendo brutalmente mortos.

No início, ouviu vozes falando para ela matar os filhos e depois se matar. Depois, passou a ver os filhos decapitados ou atropelados. Estava apavorada.

O médico disse que nem ela nem ninguém da família tinham históricos de doenças mentais. A única coisa diferente é que ela pegou covid-19 meses antes. Mas ainda era cedo para afirmar que a doença tinha desencadeado o surto.

O tempo foi passando e novos casos semelhantes foram surgindo no hospital, no país e no mundo, acendendo a luz vermelha de pesquisadores e cientistas. A expectativa é que um pequeno número de pessoas desenvolvam efeitos psicológicos graves.

Porém, especialistas alertam que, além do sistema respiratório, o novo coronavírus pode atingir o sistema neurológico e psicológico.