Os contratos futuros de ouro encerraram o pregão desta segunda-feira, 2, em queda, pressionados pela valorização do dólar no mercado internacional.

Na Nymex, o ouro para dezembro encerrou em queda de US$ 9,00 (-0,70%), aos US$ 1.275,80 por onça-troy, o menor valor de fechamento desde 8 de agosto.

Os preços do ouro caíram em quatro das últimas cinco sessões, diante do aumento do dólar. A moeda americana compete com o metal como reserva de segurança e tem tido apoio nas declarações recentes de membros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), reforçando a necessidade de mais um aumento de juros ainda este ano.

Nesta segunda-feira, o dólar se valorizou com dados do setor industrial e da construção. O índice de atividade industrial do Instituto para Gestão da Oferta (ISM) subiu a 60,8 em setembro, acima da previsão de 58 dos analistas.

Já os investimentos em construção cresceram 0,5% no mês de agosto e também bateram a expectativa de alta de 0,4% dos analistas. Fonte: Dow Jones Newswires.