O ouro fechou em baixa nesta sexta-feira, 17, mas perto da estabilidade. Ao longo da semana, porém, o metal obteve o terceiro avanço semanal consecutivo, já que as incertezas políticas aumentam a demanda por ele.

O contrato para abril, negociado na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex) fechou hoje em queda de 0,2%, a US$ 1.239,10 por onça-troy. Na semana, o ouro avançou 0,3%.

O analista Lukman Otunuga, da FXTM, afirmou que a fraqueza recente do dólar – embora a moeda tenha avançado hoje – e notícias relativas ao presidente dos EUA, Donald Trump, encorajaram investidores a vender ouro nesta sessão. Segundo ele, porém, o metal segue com tendência positiva no curto prazo, diante das incertezas políticas crescentes pelo mundo.

Otunuga diz que a forte probabilidade de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) eleve os juros neste ano pode pressionar o ouro no prazo mais longo. Por outro lado, uma série de eventos na Europa, como a saída do Reino Unido da União Europeia e eleições importantes neste ano, como as de França e Alemanha, pode apoiar o ouro no curto prazo.

Nesse quadro, o ouro nesta sexta-feira ficou em geral de lado, mesmo diante da força do dólar, disse Anthem Blanchard, executivo-chefe da Anthem Vault and Amagi Metals. Fonte: Dow Jones Newswires