O contrato futuro de ouro encerrou o pregão desta quarta-feira, 6, em baixa, pressionado pelo fortalecimento do dólar em relação a outras divisas principais e exportadoras de commodities.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para entrega em abril recuou 0,36%, para US$ 1.314,40 por onça-troy.

O dólar voltou a se fortalecer nesta quarta-feira diante da queda de outras moedas fortes, como o euro. A moeda única sofreu com dados abaixo do esperado na Alemanha, fazendo com que o índice DXY, que mede a moeda americana contra uma cesta de outras seis divisas fortes se firmasse acima de 96 pontos – marca ultrapassada na terça-feira. Por ser cotado em dólar, o ouro tende a cair quando a divisa dos Estados Unidos se fortalece, já que o metal precioso fica mais caro para investidores que operam em outras moedas.

Apesar de um recuo nos últimos dias, os preços do ouro permanecem próximos ao maior nível desde junho de 2018, impulsionados pelo sell-off que atingiu o mercado de ações em dezembro e pela guinada “dovish” (mais leve) do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que efetuou uma pausa nas elevações das taxas de juros. Fonte: Dow Jones Newswires.