Os contratos futuros do ouro fecharam em queda nesta quinta-feira, 16, com o dólar em alta ante rivais após dados da economia americana terem surpreendido positivamente o mercado, o que diminuiu a busca por ativos de segurança. A assinatura do acordo preliminar entre os Estados Unidos e a China, realizada na quarta-feira, também fica no radar.

O ouro para fevereiro caiu 0,23%, a US$ 1.550,50 a onça-troy, na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex).

A moeda americana se fortaleceu nesta quinta após as vendas no varejo dos EUA, assim como o índice de atividade regional do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) da Filadélfia, terem registrado avanço maior do que o mercado esperava. Com o dólar em alta, o metal precioso fica mais caro para detentores de outras divisas.

“O consumidor americano, impulsionador da economia, provavelmente gastou em um ritmo mais rápido no mês passado”, comenta Joe Manimbo, analista sênior de mercado do Western Union. Segundo o especialista, isso atenua preocupações sobre uma desaceleração da economia dos EUA.

Na quarta, Washington e Pequim assinaram a chamada “fase 1” do acordo comercial entre os dois países, mas, segundo a Capital Economics, “houve uma resposta silenciada nos mercados de commodities” porque “talvez as boas notícias já estivessem precificadas”.