O ouro fechou em queda nesta quarta-feira, 15, embora sem um movimento acentuado, com investidores à espera da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que ocorreria após o fechamento desse mercado. A expectativa de grande parte dos analistas era de que o Fed elevasse os juros em 0,25 ponto porcentual.

O ouro para entrega em abril fechou em baixa de US$ 1,9 (0,16%), a US$ 1.200,70 a onça-troy, na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex).

Como o mercado já se ajustou à expectativa de uma elevação de juros de 0,25 ponto porcentual, qualquer impacto sobre os mercados de metais poderia vir das declarações do Fed. A presidente da instituição, Janet Yellen, concede entrevista coletiva hoje, quando também haverá projeções atualizadas do banco central.

O Commerzbank lembrou que anteriormente os dirigentes favoreciam três elevações de juros no total neste ano. Caso isso se mantenha, isso poderia levar o ouro a se recuperar um pouco. Caso mais elevações sejam previstas, isso pode pressionar os contratos.

O ouro tende a recuar quando os juros estão mais altos, já que investidores privilegiam nesses casos ativos que pagam retornos. O ouro recuou quase 5% desde 24 de fevereiro.

Por outro lado, a cautela com a política impulsiona o apetite pelo metal. Hoje, o foco estava na eleição parlamentar na Holanda. Fonte: Dow Jones Newswires.