O contrato futuro de ouro fechou em baixa, nesta segunda-feira, 29. O metal precioso foi pressionado pelo dólar mais valorizado, bem como por uma menor busca por segurança entre investidores, durante seu pregão.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para dezembro fechou em queda de 0,66%, a US$ 1.227,60 a onça-troy.

A jornada mais tranquila nos mercados acionários, durante o pregão do ouro, reduziu o interesse pelo metal, privilegiado em momentos de maior cautela dos investidores. Além disso, no câmbio o dólar em geral mais forte pressiona o ouro, cotado na moeda, que fica mais caro para os detentores de outras divisas.

Por outro lado, analistas apontam que o metal pode ser mais demandado nas próximas semanas, com a cautela antes da eleição legislativa nos Estados Unidos em novembro, bem como pela incerteza na Europa, com a discussão sobre o orçamento da Itália com a União Europeia e o quadro político da Alemanha, após a chanceler Angela Merkel dizer que não pretende buscar a reeleição como chefe de seu partido e que deixará o comando do país no fim do atual mandato legislativo, em 2021.

Há especulações, inclusive, de que a disputa política poderia levá-la a sair do posto antes disso. (Com informações da Dow Jones Newswires)