O contrato futuro de ouro encerrou o pregão desta segunda-feira, 10, em baixa, realizando lucros após a forte alta vista na semana passada, quando a turbulência nos mercados acionários globais aumentou a demanda pelo metal precioso em meio à busca por ativos considerados mais seguros.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para entrega em fevereiro fechou em baixa de 0,25%, para US$ 1.249,40 por onça-troy.

O ouro atingiu o maior nível desde julho na última sexta-feira, registrando seu maior ganho semanal desde agosto, na esteira da turbulência nos mercados que atingiu as ações e pressionou a rentabilidade dos títulos públicos dos Estados Unidos.

Nesta segunda-feira, o metal enfrentou uma realização de lucros em um ambiente que contou, adicionalmente, com a valorização do dólar.

Quando a moeda americana se fortalece, os preços do ouro tendem a cair por ficarem mais caros para investidores que operam em outras divisas.

As perdas do ouro foram limitadas, porém, pelas expectativas de que pode haver uma pausa no ciclo de aumento dos juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em 2019 – o que seria mais cedo do que o esperado, de acordo com analistas do ICICI Bank, em relatório diário enviado para clientes. Fonte: Dow Jones Newswires.