Finanças

Ouro fecha em baixa, com foco em apuração nos EUA e futuro de estímulo fiscal

Os contratos futuros de ouro fecharam em baixa nesta quarta-feira, 4, seguindo a menor probabilidade de uma rápida aprovação de um pacote fiscal, com base nos resultados eleitorais até agora disponíveis. Ainda assim, uma possível vitória do democrata Joe Biden também alimentou a busca por ativos de mais risco, reduzindo a busca pelo ouro.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para dezembro encerrou com queda de 0,74%, em US$ 1.896,20 a onça-troy, ficando abaixo do patamar simbólico de US$ 1.900.

O Commerzbank aponta o “declínio na probabilidade” de aprovação de um novo pacote fiscal no país, e que o mesmo deve demorar mais para ocorrer devido às novas configurações políticas.

A chamada “onda azul” não se materializou para o Senado, o que leva a crer que, mesmo em caso de aprovação de novos estímulos, estes não serão tão elevados, avalia o banco. Na terça, os mercados acreditavam na probabilidade de uma eleição massiva democrata para o Legislativo, facilitado maiores estímulos.

“Esperamos que o preço do ouro suba nas próximas semanas. O tipo de queda prolongada de preços observada há quatro anos é improvável”, projeta o Commerzbank.

O banco aponta ainda para o Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que, sem novos estímulos fiscais, pode ter de afrouxar mais a política monetária.

Ao longo do dia, ativos mais arriscados, como ações e moedas emergentes, tiveram alta, enquanto investimentos considerados mais seguros, como o dólar e o ouro, ficaram sob pressão.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago


Tópicos

mercado de ouro