Os contratos futuros de ouro encerraram o pregão desta terça-feira, 10, em alta, influenciados pela cotação do dólar nos mercados internacionais.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para dezembro subiu US$ 8,80 (+0,68%), para US$ 1.293,80 por libra-peso. Este é o maior valor de fechamento em duas semanas.

A moeda norte-americana se desvalorizou no exterior nesta terça-feira, à medida que os investidores aguardam a publicação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), prevista para a quarta-feira à tarde.

Quando a cotação do dólar cai, o ouro tende a subir, uma vez que o metal compete com a moeda como um ativo de reserva financeira.

Além disso, segundo a Capital Economics, ajudou no impulso ao mercado de ouro a decisão do governo da Índia em reverter uma legislação que colocou o setor de joias em suspeita de lavagem de dinheiro.

“Esta é certamente uma boa notícia para a indústria do ouro”, afirmaram analistas da consultoria, em nota enviada a clientes. (Com informações da Dow Jones Newswires)