O contrato futuro de ouro apresentou ganhos nesta sexta-feira, 16, pela terceira sessão consecutiva e registrou avanço semanal, em meio a um cenário de turbulências geopolíticas e de fraqueza mais ampla nos mercados globais de ações.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o contrato de ouro para entrega em dezembro fechou em alta de 0,67%, para US$ 1.223,00 por onça-troy. Na semana, houve ganho de 1,19%.

O metal amarelo encontrou algum impulso relacionado às preocupações geopolíticas em torno da saída planejada do Reino Unido da União Europeia.

“O ouro parece vulnerável à fraqueza no curto prazo de uma perspectiva técnica. No entanto, os riscos geopolíticos devem apoiar o ouro e levar o metal a ganhos no fim deste ano e em 2019”, afirmou o diretor de pesquisa da GoldCore, Mark O’Byrne.

“Enquanto continuamos positivos sobre os preços do ouro subindo neste ano e até em 2019, o ouro ainda parece não ter uma direção clara de preço por enquanto, mas a incerteza global está certamente emergindo”, afirmou o analista Christopher Louney, do RBC Capital Markets, em nota a clientes.

Os movimentos do ouro seguem tombos recentes nos mercados acionários, uma recente queda dos preços do petróleo, crescentes preocupações com o estresse na economia global, contínuas tensões comerciais e incertezas sobre as tendências de crescimento de longo prazo, observou Louney. Fonte: Dow Jones Newswires.