O ouro fechou em alta nesta quarta-feira, 7, em meio a um enfraquecimento do dólar após o resultado das eleições legislativas nos EUA. Um apetite pelo risco, no entanto, limitou os ganhos.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para entrega em dezembro fechou em alta de 0,19%, cotado a US$ 1.228,70 por onça-troy.

Com a imensa maioria dos votos apurados, o Partido Republicano do presidente americano, Donald Trump, que dominava as duas Casas do Legislativo, agora controlará apenas o Senado, enquanto a Câmara dos Representantes estará sob domínio democrata.

O resultado das eleições deste ano gerou a percepção de que as medidas dos últimos anos do governo Trump que agradaram investidores não devem ser revertidas, como cortes de impostos, mas haverá um freio maior na agenda do presidente, o que poderá se traduzir em mais moderação em questões como o comércio com a China.

O dólar se enfraqueceu em geral, com a leitura de que diminuiu o espaço para mais flexibilização fiscal nos EUA, o que poderia abreviar o aperto monetário no país.