O contrato futuro de ouro mais líquido fechou em alta nesta quarta-feira, 16, à espera da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e também impulsionado por avanços nas negociações por um novo pacote fiscal nos Estados Unidos. As perspectivas de mais estímulos tendem a elevar expectativas de inflação, o que beneficia o metal precioso.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange, o ouro com entrega prevista para fevereiro encerrou com ganho de 0,20%, a US$ 1.859,10 a onça-troy

“O ouro está se beneficiando das esperanças por um novo pacote fiscal para a economia americana e pelo que o Fed pode anunciar hoje”, explica o Commerzbank.

Após meses de impasse, as discussões entre republicanos e democratas sobre uma nova legislação de alívio econômico progrediram nos últimos dias. Ontem, o líder da legenda governista no Senado, Mitch McConnell, garantiu que o Congresso não entrará em recesso antes de aprovar um projeto. Os dois lados estão perto de um acordo de pacote de cerca de US$ 900 bilhões.

Para o analista Edward Moya, da Oanda, os avanços nas negociações podem encorajar o Fed a esperar um pouco mais para ampliar o relaxamento monetário, o que seria negativo para o ouro. “O caminho de alta para o ouro está aí, mas ele pode demorar um pouco mais para chegar se o Fed não cumprir (expectativas) hoje”, destaca.