Finanças

Ouro fecha em alta após divulgação de dados de inflação nos EUA

O contrato futuro do ouro fechou em alta nesta quarta-feira, 14, no maior nível em quase três semanas, após a divulgação de dados que mostrarem que a inflação nos Estados Unidos veio maior que o esperado, levando os investidores a recorrerem ao metal para se protegerem da alta dos preços.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o contrato para abril fechou com valorização de US$ 27,60 (0,30%), a US$ 1.358,00 por onça-troy.

Mais cedo, o governo americano informou que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do país subiu 0,5% em janeiro, na maior alta em cinco meses. Isso aumenta as chances de o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) apertar sua política monetária com um ritmo mais acelerado de elevação de juros.

Juros maiores tendem a fortalecer o dólar, que fica mais atrativo para investidores em busca de rendimentos. Por outro lado, com a moeda mais forte, os contratos de vários ativos mais caros, inclusive os do ouro.

Analistas dizem que hoje o ouro avançou apoiado pela queda do dólar ante moedas rivais, sendo também beneficiado pelas compras de investidores que querem evitar preços maiores no futuro.

Tópicos

mercado de eouro