O contrato mais líquido do ouro fechou em leve baixa nesta quinta-feira, 21, com investidores de olho em declarações de membros do Federal Reserve (Fed). Além disso, o dólar se valorizou durante a sessão, o que tende a pressionar o metal.

O ouro para junho encerrou a sessão com desvalorização de 0,38%, a US$ 1.948,20 a onça-troy, na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex).

Hoje, o presidente da instituição, Jerome Powell, afirmou que a economia americana é menos vulnerável e está mais distante dos efeitos imediatos da guerra entre Rússia e Ucrânia do que a europeia. A declaração tende a reduzir a busca por ativos mais seguros.

Ainda nesta quinta-feira, o presidente do Federal Reserve de St. Louis, James Bullard, afirmou que o Fed está complementando o aperto na política monetária com a redução no balanço, e que espera que o BC americano decida sobre o processo de reduzir o balanço na próxima reunião.

O avanço do dólar, moeda na qual a commodity é cotada, também pressionou o metal. O índice DXY – que mede o dólar frente a uma cesta de divisas fortes – subia no dia, o que reduz o apetite dos investidores que detêm outras moedas.