O britânico Jimi Heselden era considerado um homem de sorte por seus amigos. Já teve uma profissão de risco, foi minerador na juventude, mas nunca sofreu um acidente. Apesar de ter abandonado os estudos aos 15 anos de idade, se tornou um dos homens mais ricos da Grã-Bretanha depois de virar fornecedor das Forças Armadas britânicas por meio da empresa Hesco Bastion, que ele abriu com dinheiro do seu fundo de garantia.

 

Ele vendia contentores, feitos de malha de arame e tecido, enchidos com areia. Foram criados para formar diques temporários e conter inundações, que passaram a dar lucro ao serem usados como barreiras de proteção contra estilhaços e tiros em situações de guerra. Mas a vida pode, muitas vezes, ser tragicamente irônica. 

 

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O milionário de 62 anos, cuja fortuna está avaliada em 166 milhões de libras (aproximadamente R$ 448 milhões), morreu ao sofrer um acidente guiando um patinete motorizado, fabricado por uma de suas empresas, a Segway. O corpo de Heselden foi encontrado no fundo de um penhasco de 25 metros de altura ao lado de uma das rodas do equipamento. 

  

Ideias geniais, em geral, levam seus autores a um futuro glorioso, marcado pela fama e pela fortuna. Mas o destino pode pregar peças inesperadas e transformar inventores em vítimas fatais de seus próprios “filhotes”. 

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Henry Winstanley: 1644 – 1703) pioneiro no uso de farol de orientação para
embarcações marítimas, se perdeu no mar em 170 

A história está pontuada de casos como esses e estimula até mesmo o surgimento de mitos. Um deles diz que o francês Joseph Ignace Guillotin (1738-1814), o homem que aprimorou a guilhotina, inventada pelo alemão Tobias Schmidt, e a tornou popular a ponto de emprestar seu nome a ela, perdeu literalmente a cabeça nas lâminas afiadas de sua criação. Pura maldade. 

 

Guillotin morreu de causas naturais no início do século 19, depois de ver milhares de seus conterrâneos serem decapitados pela força da guilhotina. Em outros casos, a sina mostrou-se verdadeira (leia quadro). 

 

O Segway não foi inventado por Heselden, mas, no fundo, ele se sentia como o pai da criação. O empreendedor inglês comprou a companhia, no ano passado, e trouxe lucratividade para a empresa. Isso porque a traquitana, inventada em 2002 pelo norte-americano Dean Kamen, não havia se tornado o sucesso de vendas esperado. 

 

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Jimi Heselden: (1948 -2010) morreu ao cair de um penhasco

guiando o equipamento fabricado por sua empresa

 

O Segway foi classificado como inovador por ser silencioso e funcionar com baterias elétricas. Mas, por alcançar a velocidade de apenas 20 km/h, ele não tem a permissão para circular em meio ao trânsito comum e isso restringiu seu uso. 

 

No Brasil, ele serve como veículo para seguranças em shoppings e estacionamentos. A meta de Kamen era vender 40 mil unidades por ano, mas até 2006 tinha comercializado, no total, apenas 23 mil equipamentos no mundo todo.

 

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William Bullock: (1813 – 1867) criou a máquina de impressão rotativa. Durante uma instalação,

seu pé foi prensado pelo aparelho. Morreu durante a amputação

 

Isso levou Kamen a vender a empresa no ano passado, para Heselden. O aparelho elétrico se tornou um sucesso na Inglaterra registrando alta de 12% nas vendas nos primeiros seis meses. No fim do ano passado, eram 80 mil deles em uso ao redor do globo. 

 

Procurada, a Segway não falou sobre o assunto. Na opinião de especialistas, a tragédia não deve prejudicar as vendas. “Ninguém vai associar o acidente ao produto, a menos que se prove que ele não é seguro”, afirma Lucas Copelli, sócio-diretor da Vallua Estratégia e Branding. 

 

O analista lembra o caso do comandante Rolim Amaro, da TAM. “Ele era dono de uma companhia aérea e morreu em um acidente de helicóptero. Nem por isso as pessoas deixaram de voar com a TAM”, diz o consultor. 

 

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Marie Curie: (1867 – 1934) ela e o marido, Pierre Curie, estudaram o uso da radioatividade

na medicina. Morreu de leucemia devido à exposição a radiações 

 

Mas um levantamento feito pela George Washington University, realizado apenas na emergência do hospital daquela universidade entre 2005 e 2008, mostra que os acidentes com Segways são mais comuns do que se imagina. 

 

Foram 41 deles no período, sendo que dez vítimas tiveram que ser internadas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Nenhuma delas chegou a morrer. Ironicamente, Jimi Heselden se tornou a primeira vítima fatal registrada do equipamento que ele próprio fabricava.