O carioca Luiz André Barroso, formado em engenharia elétrica pela PUC do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado pela University of Southern Califórnia, trabalha no Google, em Mountain View, desde 2001. Foi um dos responsáveis pelo aprimoramento do motor de busca e hoje lidera o desenvolvimento dos milhares de servidores responsáveis pela procura. Barroso falou com exclusividade a DINHEIRO on-line.

Por que o Google faz tanto sucesso, a ponto de se tornar quase onipresente nos computadores com acesso à Internet?
Nosso sucesso é o resultado de muito trabalho e da nossa dedicação em solucionar o problema de busca e acesso a informação. Outras empresas nessa área rapidamente tentaram expandir para atuar como portais genéricos e perderam o foco no aprimoramento do motor de busca. Nossa empresa desde o inicio teve muita convicção de que busca de altíssima qualidade é incrivelmente útil, e continuamos a enfocar essa área até hoje.

No que o Google difere dos outros sites de busca?
A diferença básica entre nós e outros serviços de busca se resume ao fato de que nós realmente nos dedicamos a isso, e o resultado é que uma boa parte dos melhores cérebros do mundo nessa área está na Google. Outro fator importante e’ a constante obstinação pela melhoria do serviço. Por melhor que seja o Google, nosso grupo de desenvolvimento está cronicamente insatisfeito com a qualidade do produto. Isso gera uma inquietação saudável. Ela resulta em novas tecnologias.

Google virou verbo. Google é um modismo. Mesmo crianças de 5 ou 6 anos, ver o logotipo na tela o reconhece. Que fenômeno é esse de comportamento?
É difícil explicar, porque não vejo o Google do lado de fora. Para mim, o Google é o meu lugar de trabalho, é o ambiente agradável de todos os dias, é o entusiasmo dos desafios tecnológicos. enfrentados todos os dias, É o convívio com meus colegas. Para o resto do mundo, o Google é, sim, uma pequena parte da vida das pessoas. Uma ferramenta simples e rápida – e que funciona. É um canal entre o indivíduo e o mar de informações ao nosso redor. Acho que nossos usuários percebem que realmente estamos dedicados a oferecer um serviço que lhes é útil e confiável antes de qualquer coisa. Em vez de tentar aborrecê-los com pop-up ads, ou outras inutilidades que só visam ganhar algum dinheiro a mais sem quaisquer beneficios. Essa percepção cria um clima de confiança e simpatia.

O que o Google representa para o conhecimento humano? Pode ser feito um paralelo com as enciclopédias do tempo dos nossos pais?
Vejo o Google como o elo de toda a informação que existe. Nosso objetivo é o de organizar toda a massa de informações no mundo, e torná-la acessível a todos. Nesse sentido, não somos ?a enciclopédia?, mas sim o modo de acesso às informações contidas nas enciclopédias. É um superíndice.