O diretor da rede paulista de restaurantes Galeto?s Adelino Gala guarda lembranças desagradáveis do antigo sistema de entregas à domicílio da empresa. Recordar traz irritação porque aparecem imagens de clientes insatisfeitos e reclamações que chegavam diariamente ao seu escritório. Eram críticas à demora ou aos erros nos pedidos. Havia uma razão. O processo de encomendas quase era manual. Os pedidos eram anotados e enviados por fax para a loja mais próxima do cliente, que em média esperava uma hora antes de pegar a faca e o garfo para aproveitar a sua comida. Hoje, tudo acontece em 35 minutos graças a tecnologia ainda pouco conhecida em médias empresas como o Galeto?s: a telefonia pela internet, cujo o nome técnico é voz sobre protocolo internet. Nesse universo, cada ligação é transformada em um arquivo digital que automaticamente é enviado para a central de pedidos que faz a distribuição imediata sem o contato humano. ?Mais importante que a redução dos custos em telefonia foi a melhoria no atendimento aos clientes?, afirma Gala, que comprou um pacote de serviços nessa área da multinacional americana 3Com.

A telefonia pela internet está sendo apontada como a possível redenção da indústria de telecomunicações encurralada por } uma crise de investimentos de empresas em todo o mundo. É um mercado disputado por marcas como a 3Com, Cisco, Nortel, Avaya e Siemens. Só este ano, movimentará no planeta US$ 6,8 bilhões em vendas de equipamentos contra US$ 3,2 bilhões dos sistemas tradicionais de PABX. Até 2007 serão vendidos 42 milhões de unidades de telefones com essa tecnologia.

Há muitos atrativos para se mudar para este sistema. O maior deles é a redução de até 40% na conta telefônica tradicional. Mas, é necessário um investimento que pode começar em R$ 80 mil e superar a barreira de US$ 1 milhão. Um único terminal telefônico pode custar cerca de R$ 900 contra R$ 30 dos modelos tradicionais. ?Pode ser caro à primeira vista, mas é um investimento que começa a se pagar já no primeiro mês?, afirma Luciano Forestiero, diretor da 3Corp no Brasil. Parceira da 3Com, essa empresa produz softwares que facilitam e controlam cada operação feita no mundo da telefonia pela internet. É possível, por exemplo, transferir para dentro do PC caseiro do empregado todas as chamadas dirigidas para o ramal na empresa.

Em tese qualquer empresa com uma rede interna de computadores pode aposentar seus aparelhos telefônicos tradicionais e substitui-los por ramais inteligentes. No Brasil, a 3Com é a mais agressiva nesse mercado e sua maior concorrente é a Cisco. A 3Com, por exemplo, conseguiu fechar um contrato com a prefeitura de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, para interligar todos os hospitais e escolas públicas. A economia foi de R$ 890 mil por ano. A Cisco promete levar a tecnologia para pequenas empresas e o mercado doméstico. O denominador comum é que as companhias de softwares e equipamentos querem voltar aos bons tempos na área de telecomunicações.