O Brasil ainda pode ser chamado de o país do futebol, mas, aos poucos, vai recebendo outra alcunha: o país dos geekies, os aficionados por tecnologia, filmes, séries, histórias em quadrinhos e tudo quanto é produção da cultura pop. Exagero? Basta ver os números da Comic Com Experience, que acontece em São Paulo, hoje a maior feira do tema no mundo. No ano passado, o evento especializado no universo geekie recebeu 196 mil pessoas, batendo feiras rivais como as de Nova York e de San Diego, com 184 mil e 156 mil pessoas, respectivamente. Na edição que acontece entre os dias 7 e 10 de dezembro, no São Paulo Expo, a expectativa é ultrapassar um público de 220 mil pessoas em quatro dias.

Entretenimento na veia

Em uma área de 115 mil metros quadrados, cerca de 170 expositores como Netflix, HBO, Disney, Fox, Warner, entre outros, mostrarão suas novidades e lançamentos para 2018. O ator hollywoodiano Will Smith e Nikolaj Coster-Waldau, o Jaime Lannister de Game of Thrones, estão confirmados. Detalhe: além dos ingressos básicos, que custam R$ 100, dezenas de tíquetes que saem por R$ 7 mil já foram comercializados. O mais caro, batizado de Full Experience, garante fotos e autógrafos com as estrelas, lugar na primeira fileira das apresentações, entrada antes dos simples mortais, sala vip com refeições e uma caixa de produtos que, somados, valem mais de R$ 1,5 mil. “Metade do nosso público vem de fora de São Paulo. Eles injetam R$ 100 milhões na economia da cidade”, diz Pierre Mantovani, CEO do evento.

(Nota publicada na Edição 1047 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Cláudio Gradilone e Gabriel Baldocchi)