Economia

Opep: Rússia endossa plano para elevar produção de petróleo em 1 mi de barris

Em reunião realizada neste sábado, a Rússia declarou apoio ao plano da Arábia Saudita para aumentar a produção mundial de petróleo diante dos preços mais altos, após mais de um ano de retração na produção em coordenação com a Organização dos Países Exportadoras de Petróleo (Opep).

O ministro da Energia da Rússia, Alexander Novak, disse que seu país apoiou um plano da Opep para aumentar a produção de petróleo em 1 milhão de barris por dia a partir do próximo mês. No entanto, o aumento real deverá ser de cerca de 600 mil barris por dia, segundo pessoas a par do assunto, já que alguns países não conseguem elevar a produção.

O número fica abaixo do aumento de 1,5 milhão de barris por dia que a Rússia vinha almejando antes de uma série de reuniões conduzidas pela Opep em Viena nesta semana.

A Opep e 10 produtores de fora do grupo – incluindo a Rússia – diminuíram a produção de petróleo em cerca de 1,8 milhão de barris por dia desde o começo do ano passado, em um esforço para conter o excesso de oferta que pesou nos preços desde o final do ano. Mas, como resultado de cortes mais profundos de países como a Arábia Saudita, e interrupções de produção em outros países da organização, o cumprimento do acordo excedeu as cotas planejadas, chegando a cerca de 150% do número acordado.

A Opep concordou ontem em reduzir esse número para 100%, e a Rússia endossou o plano hoje. Novak disse que o aumento do preço do petróleo – o petróleo tipo Brent rompeu o limite de US$ 80 o barril no mês passado pela primeira vez em mais de três anos – reflete a eliminação de um estoque global e o reequilíbrio do mercado de petróleo.

O ministro do petróleo da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, disse que a liberação de barris adicionais no mercado seria gradual, mas que seu país começaria a vender mais petróleo no início de julho. Fonte: Dow Jones Newswires.

Veja também

+ Quarta parcela do auxílio sai hoje (14) para os nascidos em agosto

+ Cunhado de Maradona morre de Covid-19 na Argentina

+ Nazistas ou extraterrestres? Usuário do Google Earth vê grande ‘navio de gelo’ na costa da Antártida

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Carol Nakamura anuncia terceira prótese: ‘Senti falta de seios maiores’

+ Ex-Ken humano, Jéssica Alves exibe visual e web critica: ‘Tá deformada’

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?