O Comitê Técnico Conjunto da Opep+ (JTC) recomendou estender o acordo para reduzir a produção de petróleo até o final de 2020 e proceder a uma redução adicional até o final do segundo trimestre, disse o Ministro da Energia da Argélia neste sábado.

De terça a quinta-feira, o JTC se reuniu na sede da OPEP em Viena para uma sessão extraordinária dedicada à epidemia de coronavírus na China e seu potencial impacto no mercado mundial de petróleo.

A Opep+ reúne os treze membros do cartel e outras dez potências do petróleo, incluindo a Rússia.

Esses países estão vinculados desde o final de 2016 por um acordo para limitar sua produção com o objetivo de apoiar os preços do petróleo diante de uma oferta abundante.

“A epidemia de coronavírus tem um impacto negativo nas atividades econômicas, especialmente nos setores de transporte, turismo e indústria, particularmente na China”, disse o ministro da Energia da Argélia, Mohamed Arkab, em comunicado. Essa epidemia “teve um efeito negativo na demanda e nos mercados de petróleo”.

O JTC “recomendou estender até o final de 2020 o atual acordo para reduzir a produção (…) e proceder a uma redução adicional da produção até o final do segundo trimestre de 2020”, segundo o ministro da Argélia.

Maior importadora e segunda consumidora de petróleo do mundo, a China é um participante importante no mercado.