Sustentabilidade

ONU afirma que relatório de especialista no clima é ‘crucial para o êxito’ da COP26

ONU afirma que relatório de especialista no clima é ‘crucial para o êxito’ da COP26

As últimas semanas foram marcadas por vários eventos climáticos que provocaram mortes em diversos países - AFP/Arquivos

O muito aguardado relatório dos especialistas do clima da ONU é “crucial para o sucesso” da conferência sobre o tema, a COP26, em novembro, afirmou nesta segunda-feira (26) o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, Petteri Taalas, na abertura das negociações para a adoção do texto.

“O relatório que vão concluir será muito importante no mundo inteiro (…) Este informe de avaliação é crucial para o êxito da conferência sobre o clima de Glasgow (Escócia) em novembro”, declarou Taalas via Zoom aos 700 delegados que devem aprovar o texto durante negociações virtuais.

“As últimas seis semanas nos apresentaram uma série acontecimentos devastadores, calor, inundações, incêndios, secas e mais (…) Há vários anos alertamos que era possível, que tudo isto aconteceria”, afirmou a secretária executiva da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Patricia Espinosa.

Um total de 195 países começaram a examinar as novas previsões dos especialistas sobre o clima da ONU, um relatório de referência que deve reforçar os pedidos por ações mais rápidas contra a mudança climática em um momento repleto de catástrofes.



Sete anos depois do último relatório dos cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a atual avaliação será divulgada após as chuvas devastadoras na China e na Alemanha, além das temperaturas sufocantes no Canadá.

Apesar das imagens impactantes dos desastres naturais, alguns temem que o interesse renovado seja passageiro, em um contexto de pressão sobre os líderes mundiais para adotar ações cruciais na COP26.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago