SÃO PAULO (Reuters) – O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu nesta sexta-feira as projeções de chuvas para as regiões das hidrelétricas do país, ainda que tenha mantido a previsão de capacidade na região Sudeste/Centro-Oeste em meio à expectativa de uma carga elétrica mais fraca.

Os reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste devem atingir 58,4% de sua capacidade em fevereiro, inalterado ante a semana anterior, com as chuvas onde estão os principais lagos esperadas em 103% da média histórica, ante 108% da expectativa divulgada na sexta-feira passada.

O ONS também previu que as precipitações superem a média histórica no Nordeste e Norte, mas reduziu, respectivamente, a projeção de chuvas, para 164% (ante 169%) e 130% (ante 133%).

Já para o Sul, que vem enfrentando condições climáticas adversas, a projeção piorou para 34% da média histórica, versus 38% na semana anterior.

Com relação à carga de energia no Brasil, o ONS prevê agora um certa estabilidade (+0,1%) em fevereiro, ante expectativa de aumento de 2,1% na semana anterior.

(Por Roberto Samora)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI1A0SM-BASEIMAGE