Giro

Ônibus tipo ‘Uber’ fazem protesto em SP contra restrições

Crédito: Reprodução/Facebook

Empresas por aplicativo como a 4Bus acreditam que enquadrá-las no serviço de fretamento de pessoas inviabiliza e quebra toda a operação de transporte com rota personalizada pelo cliente (Crédito: Reprodução/Facebook)

Contrários de uma decisão da Artesp, agência que regula os transportes entre cidades paulistas, os donos de aplicativos para viagens compartilhadas de ônibus, como o Buser e o 4Bus, marcaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (28), às 11h.

A agência aplicou uma regra em que os aplicativos só podem vender tíquetes de ida e volta aos passageiros, e não apenas trechos separados como vinha sendo feito. Segundo as empresas, isso inviabiliza o setor, já que ele se destaca exatamente pela facilidade de montar itinerários flexíveis e conforme a necessidade do cliente, funcionando como um “Uber dos ônibus”.

+ Em SP, uso de ônibus como meio de transporte cai na pandemia
+ Mercedes-Benz inaugura linha de produção de ônibus+ Poluição causada por ônibus cai mais de 50% durante a pandemia em SP

Em entrevista à revista Exame, o presidente da Buser, Marcelo Abritta, disse que a Artesp trata as empresas como “se fossem clandestinas, o que não é verdade” e que a nova regra pode causar uma ociosidade de 30% dentro do ônibus, gerando perda de receita e inviabilizando a operação.



A Artesp encara esses aplicativos como prestadores de um serviço de fretamento de viagens, por isso devem cumprir a legislação do setor, que funciona com a lógica de levar passageiros a um destino e trazer os mesmos de volta ao ponto inicial.

A manifestação desta manhã deve terminar em frente ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel