A organização não governamental (ONG) austríaca All Rise apresenta nesta terça-feira (12) uma denúncia no Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A ONG acusa Bolsonaro de crime contra a humanidade devido a sua política ambiental.

Chamada “O planeta contra Bolsonaro“, a denúncia da ONG diz que o presidente brasileiro age pela destruição da vida no planeta no que chama de “ataque generalizado contra a Amazônia”.

+ Moraes prorroga por 90 dias inquéritos de milícia digital e suposta interferência de Bolsonaro na PF
+ Questionado sobre crise hídrica, Bolsonaro diz que ligou para São Pedro

“Apresentamos evidências que mostram como as ações de Bolsonaro são diretamente conectadas aos impactos negativos das mudanças climáticas em todo o mundo”, disse Johannes Wesemann, fundador da ONG All Rise, para a Rádio Francesa Internacional (RFI). “Existem motivos claros e convincentes para acreditar que crimes contra a humanidade estão sendo cometidos no Brasil”.

Entre os argumentos são citados perseguições, assassinatos, cortes no número de fiscais contra o desmatamento, redução das multas por extração ilegal de madeira, aumento dos incêndios florestais e o mau estado da terra com a atividade pecuária extensiva.

Esta é a 7ª denúncia contra Bolsonaro no TPI, mas a primeira especificamente sobre política ambiental. Em agosto deste ano, a Articulaçao dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) denunciou Bolsonaro por crimes contra a humanidade e genocídio.