A Organização Mundial de Saúde (OMS) já registrou 230 casos da misteriosa hepatite que atinge crianças no mundo inteiro, principalmente no Reino Unido.

“Até 1º de maio, foram comunicados à OMS 228 casos em 209 países, e outros 50 estão sendo investigados”, disse o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, a jornalistas em Genebra.

A maioria dos casos foi registrada na Europa e a origem da doença ainda é um mistério. A OMS notificou dez casos de hepatite aguda severa de origem desconhecida em crianças de até dez anos na Escócia, em 5 de abril. Poucos dias depois, foram identificados 74 casos no Reino Unido.

A doença causa icterícia, diarreia, vômitos e dores abdominais. Alguns infectados precisaram de transplante de fígado e uma criança morreu. As informações são do Uol.

Brasil tem 21.432 casos novos de Covid e mais 92 mortes, diz ministério

O curioso é que os vírus comuns da hepatite não foram identificados em nenhum dos casos, segundo o Centro Europeu para a Prevenção e o Controle de Enfermidades (ECDC) e a OMS.

Nos Estados Unidos, autoridades sanitárias suspeitam que a origem da doença seria de um patógeno comum chamado adenovírus 41, mas ainda é apenas uma possibilidade.

Os adenovírus não são graves e causam problemas respiratórios, conjuntivite e problemas digestivos. Os vírus são comuns no inverno e transmitidos em creches e escolas. A maioria das infecções ocorre em crianças de até cinco anos.