Facebook lançou nesta segunda-feira (5) uma nova campanha em países africanos para ajudar as pessoas a localizar notícias falsas sobre Covid-19 e as vacinas.

A campanha, lançada em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é chamada de ‘Juntos Contra a Desinformação Covid-19’ e foi lançada em inglês e francês.

+ Saiba verificar se sua conta foi uma das 533 milhões que vazaram do Facebook

“Garantir que os usuários recebam informações confiáveis ​​sobre as vacinas Covid-19 é apenas parte do trabalho vital que estamos fazendo aqui no Facebook”, disse a gerente de políticas públicas da empresa, Aïda Ndiaye, em um comunicado.

“Durante a pandemia Covid-19 e além, continuaremos trabalhando com especialistas da indústria e pessoas em nossas plataformas para garantir que estamos combatendo a desinformação agressivamente e dando às pessoas recursos adicionais para examinar o conteúdo que veem online, ajudando-as a decidir o que ler , confiar e compartilhar. ”

A campanha será lançada na África do Sul, Zâmbia, Quênia, Ruanda, Nigéria, Zimbábue, Uganda, Senegal, Costa do Marfim e República Democrática do Congo (RDC) e aparecerá no Facebook em uma série de gráficos com dicas para detectar notícias falsas, disse o Facebook em um comunicado.

No mês passado, o Facebook anunciou uma campanha mundial para promover “informações oficiais sobre vacinas Covid-19” com o objetivo de trabalhar para “remover falsas alegações de vacinas, reduzir a distribuição de informações de saúde imprecisas e informar as pessoas sobre a distribuição eficaz da vacina”.