Giro

OMS alerta para aceleração da pandemia em África e pede mais vacinas

Crédito: Reprodução/Unsplash

Os casos vem aumentando 22% por semana em todo o continen. Quase 12 milhões de pessoas estão vacinadas, mas isto representa menos de 1% da população (Crédito: Reprodução/Unsplash)

A terceira onda de infeções pelo novo coronavírus está crescendo na África com as variantes, advertiu o escritório da Organização Mundial de Saúde (OMS) no continente, apelando a um aumento da oferta de vacinas.

O número de casos está aumentando 22% por semana em todo o continente, segundo Matshidiso Moeti, diretora da OMS para África, numa conferência de imprensa virtual a partir da sede, na capital da República do Congo, Brazaville.

+ Indígenas poderão ter vacinação permanente contra covid-19

A responsável apelou a que sejam entregues ao continente mais vacinas: “África precisa destas doses aqui e agora para conter a terceira onda”, disse. “Quase 12 milhões de pessoas estão agora totalmente vacinadas, mas isto representa menos de 1% da população do continente”, afirmou a OMS.



A República Democrática do Congo, a Namíbia e Uganda registaram o seu maior número de casos semanais desde o início da pandemia. Segundo a organização, este aumento se deve, em grande parte, ao clima sazonal mais frio na África Austral e à propagação de variantes mais contagiosas.

“A variante Delta (de origem indiana) foi assinalada em 14 países africanos e as variantes Beta e Alfa foram encontradas em mais de 25 países do continente”, de acordo com a OMS.

A Organização Mundial de Saúde África também registou uma aceleração da vacinação no continente, com mais de 5 milhões de doses administradas nos últimos cinco dias, em comparação com uma média semanal de 3,5 milhões de doses nas últimas três semanas.

A África regista um total de 136.030 óbitos associados à covid-19 e o número total de casos no continente é de 5.108.888, desde o início da pandemia.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago