Giro

Ômicron: veja por quanto tempo diferentes máscaras podem proteger

Crédito: Reprodução/Pixabay

O gráfico inclui quanto tempo levaria para que pessoas usando nada, máscaras de pano, cirúrgicas e N95 fossem infectadas por aqueles que usam o mesmo tipo. (Crédito: Reprodução/Pixabay)



Desde o início da pandemia, ainda em 2020, as máscaras tem sido amplamente divulgadas como item importante na proteção contra o coronavírus. Ag0ra, um novo gráfico do The Wall Street Journal oferece uma pista de por que as máscaras de pano podem não impedir a propagação da variante Ômicron.

gráfico – que foi amplamente compartilhado nas mídias sociais nesta semana – mostra quanto tempo leva para alguém se infectar com o Covid-19 se estiver usando um certo tipo de máscara e falando com alguém usando um tipo específico de máscara, ou não. 

+ Espanha decreta fim do uso de máscaras ao ar livre

  • O gráfico inclui quanto tempo levaria para que pessoas usando nada, máscaras de pano (cloth mask), máscaras cirúrgicas (surgical mask) e máscaras N95 fossem infectadas por aqueles que usam o mesmo tipo de máscara.
  • Ao todo, o gráfico mostra que usar uma máscara N95 oferece a maior proteção. De fato, alguém estaria protegido por 2,5 horas se usasse máscaras N95 e estivesse conversando com alguém sem máscara.

No entanto, o gráfico – que vem de 2021 – é um sinal claro de que as máscaras de pano serão menos eficazes do que antes. O gráfico dizia que a Ômicron pode se espalhar cada vez mais rápido do que as variantes de 2021.




Especialistas têm falado sobre isso há algum tempo. Por exemplo, a Dra. Asha Shajahan, diretora médica de Saúde Comunitária de Beaumont Grosse Pointe em Detroit, disse à rede Fox 2 Detroit, dos Estados Unidos, que as máscaras de pano não impedem a variante omicron.

“Você tem que ter certeza de que é pelo menos uma máscara cirúrgica de três camadas ou uma N-95 ou superior”, disse ela. “Queremos ter certeza de que não é uma máscara de pano. Uma máscara de pano não oferece a proteção que você precisa.”

Mas as máscaras, em geral, podem não oferecer proteção suficiente contra a Ômicron, pois ela se espalha tão rápido. O gráfico do WSJ mostra que há pouca proteção por longos períodos de tempo. E o Dr. William Schaffner , professor de política de saúde e doenças infecciosas da Faculdade de Medicina da Universidade Vanderbilt, disse à Health que a Ômicron produz mais vírus, dificultando a segurança das pessoas.


“A Ômicron produz mais vírus, até do que delta”, disse Schaffner à Health . “Assim, a capacidade das máscaras de interromper ou reduzir a transmissão para frente e para trás também é reduzida.”






Tópicos

adenovírus Átila Átila Iamarino Bocavírus BOLETIM INFOGRIPE campanha vacinação cnpj fapesp Como conseguir uma bolsa na FAPESP? Como funciona a Bolsa FAPESP? comorbidade consulta pública consulta pública da vacina covid converse fapesp coronavírus coronavírus exército covid sintomas Covid-19 covid-19 2022 Covid-19 exército diferenças sintomas covid e influenza epidemia de gripe epidemia de gripe brasil Exército brasileiro exército do Brasil fapesp agilis fapesp bolsa fapesp iniciação científica fapesp revista Fiocruz flurona flurona casos confirmados flurona no Brasil flurona o que é flurona o que é? general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira gripe gripe comum gripe em sao paulo gripe em sao paulo 2021 gripe espanhola gripe espanhola em são paulo gripe española gripe h1n1 gripe h3n2 gripe h3n2 o que tomar gripe h3n2 sintomas gripe influenza h3n2 gripe no brasil gripe nova gripe sintomas H1N1 H3N2 H3N3 influenza influenza crianças influenza rio influenza sintomas KN95 máscara eficiência máscara gripe máscara influenza máscara preço máscara protege da gripe? n95 nova cepa nova variante O que é o Fapesp? O que quer dizer em despacho FAPESP? omicron omicron sintomas Parainfluenza 3 e 4 PFF2 pipe fapesp posso tomar da covid e influenza? quais estados têm surto de gripe? Qual a importância do investimento em pesquisas científicas? qual a melhor máscara? Qual a vacina de reforço para quem tomou a vacina contra Covid-19 CoronaVac? Qual é o aplicativo da carteira de vacinação da COVID-19? qual máscara usar no transporte público? Quanto é a bolsa FAPESP? que máscara usar? quem pode tomar a vacina da gripe Quem tomou a vacina Janssen contra a COVID-19 pode tomar outra vacina? Quem tomou a vacina Janssen contra a COVID-19 precisa tomar reforço? resfriado sage fapesp sintomas influenza sintomas ômicron sintomas.covid Surto de Covid-19 uso de máscara ao ar livre uso de mascara até quando uso de mascara atividade fisica uso de mascara atividade fisica faz mal? uso de mascara durante atividade fisica uso de mascara durante atividade fisica oms uso de mascara em sp uso de máscara em sp até quando uso de máscara na cidade de são paulo uso de máscara no brasil uso de máscara no rio de janeiro uso de máscara nos estados unidos uso de mascara obrigátorio vacina covid 19