Giro

Ômicron: Sintoma inesperado da infecção em crianças preocupa equipes médicas

Crédito: Reprodução/Pixabay

Em alguns casos, os sintomas podem desaparecer após cerca de cinco dias. Mas para outras crianças, os sintomas não desaparecem rapidamente. (Crédito: Reprodução/Pixabay)



Embora a variante Ôpemicron tenha a reputação de causar uma forma muito mais leve da Covid-19, os médicos começam a perceber que há algo que parece ser exclusivo dessa variante. “Estávamos atendendo mais pacientes positivos à Covid-19 com laringotraqueobronquite (ou crupe), algo que não havíamos observado durante as fases anteriores de surtos da Covid-19”, explicou Ashley Keilman, especialista em medicina de emergência pediátrica de Seattle Children’s Hospital, nos Estados Unidos.

+ Covid-19: gatos têm mais sintomas e cães mais carga viral, revela estudo

O fenômenos não é apenas de Seattle. Pediatras americanos estão percebendo um aumento no número de casos de crupe, uma doença frequentemente causada por vírus respiratórios do parainfluenza. O crupe é uma inflamação da traqueia e da laringe normalmente causada por uma infecção viral contagiosa que causa tosse, estridor (um som estridente e alto ao respirar) e, às vezes, dificuldade para inspirar. Ou seja, as vias aéreas superiores ficam inflamadas, dificultando a respiração. Como as crianças têm vias aéreas menores que os adultos, é mais comum entre os pequenos.

Em alguns casos, os sintomas podem desaparecer após cerca de cinco dias. Mas para outras crianças, os sintomas não desaparecem apenas com tratamentos caseiros.



Um estudo de pré-impressão – o que significa que não foi revisto por pares ou publicado num jornal – descobriu que os pacientes infectados com Ômicron são muito mais propensos a pegar esta doença: 2,8% dos casos de crupe deram positivo durante a Delta, contra 48,2% durante a Ômicron.

“A Ômicron provou ser uma doença respiratória superior e uma doença nas vias aéreas superiores, em vez das vias aéreas inferiores nos pulmões. O que estamos vendo são infecções virais, a crupe é grave e coloca as crianças nos cuidados intensivos regularmente”, apontou Indi Trehan, coautor do estudo e médico assistente em doenças infecciosas e virologia e medicina de emergência no Seattle Children’s. “Qualquer pai lhe dirá, é uma das coisas mais assustadoras, ver o seu filho não conseguir respirar”, acrescentou. “Portanto, este sinal precoce de altas taxas de crupe com Ômicron é bastante preocupante.”








Tópicos

adenovírus Átila Átila Iamarino Bocavírus BOLETIM INFOGRIPE campanha vacinação cnpj fapesp Como conseguir uma bolsa na FAPESP? Como funciona a Bolsa FAPESP? comorbidade consulta pública consulta pública da vacina covid converse fapesp coronavírus coronavírus exército covid sintomas Covid-19 covid-19 2022 Covid-19 exército diferenças sintomas covid e influenza epidemia de gripe epidemia de gripe brasil Exército brasileiro exército do Brasil fapesp agilis fapesp bolsa fapesp iniciação científica fapesp revista Fiocruz flurona flurona casos confirmados flurona no Brasil flurona o que é flurona o que é? general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira gripe gripe comum gripe em sao paulo gripe em sao paulo 2021 gripe espanhola gripe espanhola em são paulo gripe española gripe h1n1 gripe h3n2 gripe h3n2 o que tomar gripe h3n2 sintomas gripe influenza h3n2 gripe no brasil gripe nova gripe sintomas H1N1 H3N2 H3N3 influenza influenza crianças influenza rio influenza sintomas KN95 máscara eficiência máscara gripe máscara influenza máscara preço máscara protege da gripe? n95 nova cepa nova variante O que é o Fapesp? O que quer dizer em despacho FAPESP? omicrom ômicrom 4ª dose ômicrom 5 sintomas que você pode ter tido ômicrom brasil ômicrom como identificar ômicrom covid longa Ômicrom nova sequela ômicrom sequelas ômicrom sinais iniciais omicron ômicron 4ª dose ômicron 5 sintomas que você pode ter tido omicron brasil ômicron como identificar ômicron covid longa Ômicron crianças Ômicron nova sequela omicron sequelas omicron sintomas ômicron sintomas mais comuns ômicron vacinas eficácia Parainfluenza 3 e 4 PFF2 pipe fapesp posso tomar da covid e influenza? quais estados têm surto de gripe? Qual a importância do investimento em pesquisas científicas? qual a melhor máscara? Qual a vacina de reforço para quem tomou a vacina contra Covid-19 CoronaVac? Qual é o aplicativo da carteira de vacinação da COVID-19? qual máscara usar no transporte público? Quanto é a bolsa FAPESP? que máscara usar? quem pode tomar a vacina da gripe Quem tomou a vacina Janssen contra a COVID-19 pode tomar outra vacina? Quem tomou a vacina Janssen contra a COVID-19 precisa tomar reforço? resfriado sage fapesp sintomas influenza sintomas ômicron sintomas.covid Surto de Covid-19 taxa de transmissão Ômicrom Brasil taxa de transmissão Ômicron Brasil uso de máscara ao ar livre uso de mascara até quando uso de mascara atividade fisica uso de mascara atividade fisica faz mal? uso de mascara durante atividade fisica uso de mascara durante atividade fisica oms uso de mascara em sp uso de máscara em sp até quando uso de máscara na cidade de são paulo uso de máscara no brasil uso de máscara no rio de janeiro uso de máscara nos estados unidos uso de mascara obrigátorio vacina covid 19