A nova variante “Ômicron”, batizada hoje (26) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é mais transmissível do que as demais cepas registradas do Sars-Cov-2, o coronavírus que causa a Covid-19. Essa variante, originaria da África do Sul, já chamou a atenção dos principais veículos de comunicação da Europa. 

Classificada pela OMS como uma variante de preocupação, a Ômicron (designada como B.1.1.529) tem um poder de transmissão maior que a Beta e Delta, confira o gráfico de contágio produzido pelo jornal Financial Times:

Devido ao grau de transmissão, grandes portais europeus de comunicação já estampam a Ômicron como a próxima grande preocupação do continente. São os casos do britânico “The Guardian”, o “Le Figaro” da França e o espanhol “El País”.  

Por sua vez, a OMS voltou a destacar a importância da vacinação em massa para o combate da nova cepa: 

“Essa nova Variante de Preocupação Omicron ressalta da necessidade de acelerar a equidade vacinal e de fazer imunizar contra a covid-19 profissionais de saúde, pessoas idosas e outros em risco e que ainda não receberam a primeira e a segunda dose”, afirmou a OMS, por meio de seu perfil no Twitter.