O Secretário de Saúde e Cuidado Social do Reino Unido, Sajid Javid, declarou nesta segunda-feira (13) que estima 200 mil novos casos de infecção pela nova variante Ômicron por dia. Segundo o jornal inglês The Telegraph, o país vive um aumento dramático de novos casos de Covid-19.

A Agência Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) elevou o nível de alerta à Covid-19 para 4, o maior possível. O Reino Unido, que conta 4.713 casos de Ômicron, registrou nesta segunda a primeira morte do mundo em função da nova cepa.

+ Reino Unido reforça medidas e confirma uma morte provocada por variante ômicron
+ Ações europeias fecham em queda com pressão de setor de viagens em meio a temores sobre Ômicron

“Enquanto a Ômicron representa mais de 20% dos casos (de Covid-19) na Inglaterra, nós já vimos subir para mais de 44% (dos casos) em Londres e esperamos que ela torne-se a variante dominante na capital nas próximas 48 horas”, afirmou Javid em audiência na Câmara dos Comuns na última quinta-feira (9).

A agência nacional de saúde também já prepara um aumento de leitos nos hospitais para conseguir atender toda a demanda de pacientes das próximas semanas. O primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson, declarou neste domingo (12) que tenta avançar o calendário de vacinação da dose reforço para todos os adultos até o final deste ano.

“Temos claro, novamente, que há uma corrida entre o vírus e a vacina”, disse Javid ao programa de rádio da BBC inglesa.