Mundo

Ômicron está se espalhando e infectando vacinados, diz OMS

Ômicron está se espalhando e infectando vacinados, diz OMS

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa em Genebra



Por Emma Farge e Stephanie Nebehay

GENEBRA (Reuters) – A variante Ômicron do coronavírus está se espalhando mais rápido do que a variante Delta e causando infecções em pessoas já vacinadas ou que se recuperaram da Covid-19, disse o chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta segunda-feira.

“Agora há evidências consistentes de que a Ômicron está se espalhando significativamente mais rápido do que a variante Delta”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma coletiva de imprensa para jornalistas em Genebra, realizada em sua nova sede.

+ Variante ômicron é amplamente dominante nos EUA



“E é mais provável que as pessoas vacinadas ou recuperadas da Covid-19 possam ser infectadas ou reinfectadas”, disse Tedros.

A cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, disse que a variante está evitando com sucesso certas respostas imunológicas, o que significa que as campanhas de reforço que estão sendo lançadas em muitos países devem ser direcionadas a pessoas com sistemas imunológicos mais fracos.

A Ômicron parece ser melhor em evitar anticorpos gerados por algumas vacinas contra Covid-19, mas existem outras formas de imunidade que podem prevenir infecções e doenças, disseram autoridades da OMS.


“Não acreditamos que todas as vacinas se tornarão completamente ineficazes”, disse Swaminathan.

O especialista da OMS, Abdi Mahamud, acrescentou: “Embora estejamos vendo uma redução nos anticorpos de neutralização, quase todos os dados mostram que as células T permanecem intactas, isso é o que realmente precisamos”.

Embora a defesa por anticorpos de alguns esquemas vacinais tenha sido prejudicada, há esperança de que as células T, o segundo pilar de uma resposta imune, possam prevenir casos graves da doença, atacando células humanas infectadas.

Swaminathan, referindo-se a um tratamento para pessoas com a doença, disse: “Claro que há um desafio, muitos dos monoclonais não funcionam com a Ômicron.” Ela não deu detalhes.

Mas a equipe da OMS também ofereceu alguma esperança de que 2022 será o ano em que a pandemia, que já matou mais de 5,6 milhões de pessoas em todo o mundo, terminará.

“(Nós) esperamos transformar esta doença em uma doença relativamente leve que é facilmente prevenida, que é facilmente tratada… e capaz de lidar facilmente com esta doença no futuro”, disse Mike Ryan, o principal especialista em emergências da OMS durante o briefing.

“Se pudermos manter a transmissão do vírus ao (patamar) mínimo, poderemos acabar com a pandemia.”

No entanto, Tedros também disse que a China, região onde o coronavírus SARS-CoV-2 foi detectado pela primeira vez no final de 2019, tem de fornecer dados e informações relacionadas a sua origem para ajudar na resposta à doença no futuro.

“Precisamos continuar até sabermos as origens, precisamos nos esforçar mais porque devemos aprender com o que aconteceu desta vez para (fazer) melhor no futuro”, disse Tedros.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHBJ0SX-BASEIMAGE







Tópicos

3ª dose Agência Europeia de Medicamentos B.1.1.529 Bolsonaro Cambridge coronavírus covid covid brasil Covid-19 covid-19 nova variante mglu3 MODERNA nova cepa nova variante África do Sul nova variante corona virus nova variante coronavirus nova variante covid nova variante covid 19 nova variante covid brasil nova variante covid europa nova variante covid na áfrica nova variante da india nova variante do corona virus nova variante do coronavírus nova variante indiana nova variante na áfrica Novavax o que significa omicron omicrom omicron omicron sintomas oms nova variante Qual a vacina de reforço para quem tomou a vacina contra Covid-19 CoronaVac? Quem deve tomar o reforço da vacina contra COVID-19? quem tomou a janssen tem que tomar reforço? quem tomou a vacina contra covid-19 janssen pode tomar outra vacina? UK Research and Innovation União Europeia vacina vacina anticovid da Novavax vacina contra covid vacina da moderna covid vacina da moderna é astrazeneca vacina da moderna efeitos colaterais vacina da moderna eficácia vacina da moderna no brasil vacina da moderna no japão vacina da moderna nome vacina da moderna origem vacina da moderna quantas doses vacina da moderna tem no brasil vacina universal vale3 variant omicron variante africana variante mu variante omicron variante omicron covid variante omicron covid sintomas variante omicron no brasil variante omicron oms variante omicron quais os sintomas variante omicron sintomas variante omicron vacina