Edição nº 1095 09.11 Ver ediçõs anteriores

OLX testa meio de pagamento em seu marketplace

A ideia é criar uma plataforma que permita que seus usuários possam pagar pela compra dos produtos diretamente pelo portal, assim como acontece com o Mercado Livre e o Enjoei

OLX testa meio de pagamento em seu marketplace

Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil

A empresa de classificados OLX está testando um meio de pagamento em seu marketplace, informa o holandês Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil, controlada em partes iguais pelo fundo sul-africano Naspers e a norueguesa Schibsted.

A ideia é criar uma plataforma que permita que seus usuários possam pagar pela compra dos produtos diretamente pelo portal, assim como acontece com o Mercado Livre e o Enjoei.

“É apenas um teste, ainda restrito a poucos usuários”, diz Oudshoorn. “Vamos ver os resultados para saber se vamos ampliá-lo.”

A OLX não cobra comissões dos vendedores pelas vendas de produtos usados em sua plataforma. Atualmente, a empresa ganha dinheiro de três formas. Uma delas são destaques, pagos por quem quer que o produto anunciado ganhe um bom posicionamento no marketplace.

A segunda é uma assinatura, voltada para profissionais, que dá direito a uma determinada quantidade de anúncios. Em geral, essa modalidade é usada por empresas que anunciam carros e imóveis.  Por fim, a OLX também vende publicidade no seu marketplace.

A nova modalidade deve gerar uma nova fonte de receita para a OLX. A ideia, no futuro, seria cobrar uma comissão do vendedor. Nos testes que estão acontecendo, nenhuma taxa está sendo cobrada.

Hoje, a negociação do preço e o pagamento é feita diretamente entre comprador e vendedor. A plataforma de pagamento poderia ser uma forma mais segura para a negociação, pois a OLX funcionaria como uma intermediária da transação.

Quem compra um produto, por exemplo, faz o pagamento para a OLX. O dinheiro fica retido até o produto ser enviado. Só quando o comprador assegura o recebimento é que o valor da aquisição é transferido para a conta do vendedor.

A OLX é um site de classificados online que conta com 50 milhões de visitantes únicos por mês. Ela tem aproximadamente 15 milhões de anúncios ativos, sendo 700 mil novos por dia. Cerca de 2 milhões de produtos por mês são vendidos no marketplace da empresa.

Tópicos

OLX

Mais posts

Inteligência artificial substitui corretor de imóvel e entende humor do comprador

Tecnologia desenvolvida pela startup brasileira Hypnobox já é utilizado por mais de 30 construtoras

Como a brasileira Griaule ganhou um contrato de US$ 75 milhões com o Departamento de Defesa dos EUA

Em 2002, o empresário Iron Daher começou um negócio que ele achava que seria promissor. Em Goiânia, ele fundou a Griaule para [...]

Pedro Bueno deixa o cargo de CEO do laboratório Dasa

O empresário Pedro Bueno está deixando o cargo de CEO do laboratório Dasa a partir de janeiro de 2019. A informação foi divulgada [...]

Webmotors cria plataforma de pagamento especializada em carros

Ao longo de seus 23 anos de história, o site de venda de carros Webmotors conquistou uma audiência mensal de mais de 11 milhões de [...]

Herdeiro do Itaú investe em startup de saúde

O médico José Luiz Setúbal, um dos acionistas do banco Itaú Unibanco, é um dos investidores da startup Amparo Saúde
Ver mais
X

Copyright © 2018 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.